Para fins de declaração do Imposto de Renda, a Global Account deve ser tratada como qualquer outra conta domiciliada no exterior. É necessário declarar seus bens e investimentos no exterior à Receita Federal, na ficha de Bens e Direitos, especificamente no item “Depósito Bancário em conta corrente no exterior”. Informe o país em que se encontra o valor e forneça todos os dados bancários necessários, como Banco, agência e conta. Essas informações podem ser encontradas no informe de rendimentos, que será disponibilizado dentro do prazo estipulado pela Receita Federal.
Cabe lembrar que, de acordo com o Banco Central do Brasil (BACEN), todas as pessoas físicas ou jurídicas que possuam investimentos no exterior no valor igual ou superior a USD 100.000,00 (cem mil dólares) em 31 de dezembro de cada ano-base têm a obrigação de informar esse valor à Receita Federal, bem como fazer uma declaração direta ao Banco Central do Brasil através do preenchimento da guia CBE (Capitais Brasileiros no Exterior) anual. Para obter mais informações, consulte diretamente o site do BACEN.
Caso você utilize a Global Account para receber pagamentos, recomendamos que consulte a legislação para verificar a necessidade de informar esses valores à Receita Federal por meio do Carnê-Leão, de acordo com a tabela progressiva. Para obter mais informações, acesse o site da Receita Federal e a Instrução Normativa 1.756/17.
Nas operações de envio de transferências em moeda estrangeira, não há incidência do Imposto de Renda.
Recomendamos sempre verificar a legislação atualizada e vigente sobre o tema, e entrar em contato com um contador profissional para obter informações mais detalhadas.
Para instruções sobre como acessar o Informe de Rendimentos, clique aqui.